Pesquisa

A história do SOS Corpo está entrelaçada à história do feminismo em Pernambuco. O Instituto foi criado em 1981 por militantes do Ação Mulher, um grupo de autorreflexão e ação política feminista que atuou no SOS Corpo Recife do final da década de 1970 ao início da década de 1980, e a partir do qual também floresceram outras iniciativas importantes no Estado, como a Casa da Mulher do Nordeste.

Em um dos vídeos digitalizados em nossa pesquisa, a reportagem da TV canadense Téle-Québec classifica o trabalho da TV Viva como “(…) uma verdadeira batalha entre Davi e Golias”. Com razão: em um momento em que as disputas comunicacionais passavam a ser cada vez mais compreendidas como parte das disputas políticas – pois, em essência, era um projeto de país que se discutia no contexto da constituinte, depois de longos anos de ditadura –, a TV Viva se construiu como uma notável plataforma de participação popular, pioneira no esforço de democratização da comunicação. 

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social fundado em 1984. De massa e autônomo, procura articular e organizar os trabalhadores rurais e a sociedade para conquistar a reforma agrária e um projeto popular para o Brasil.